10 Perguntas para... João Monteiro (Robert Hudson/Ford, Drive Angola) - Setembro
- prhconsultoria
- 8 de set. de 2015
- 2 min de leitura

A Entrevista deste mês de Setembro foi realizada com o Dr. João Monteiro, Director da Área de Formação da Robert Hudson (Ford), sendo responsável também pela Drive Angola (importador oficial das marcas Audi, SEAT e Volkswagen).
1. Quando era criança, sonhava em trabalhar com o quê?
Com automóveis. A família apostava em engenharia mecânica mas eu escolhi sociologia. Por vezes concretizamos os nossos sonhos através de um percurso diferente.
2. O que mudou nos últimos anos na Gestão de RH?
As crises influenciam as empresas e organizações. A estabilidade ou instabilidade do meio reflete-se na Gestão de Recursos Humanos e nas suas políticas. Considero que apesar da instabilidade e da incerteza se valoriza mais os colaboradores e o seu potencial.
3. Quais devem ser as prioridades dos Recursos Humanos?
Gerir pessoas (funcional e estrategicamente). Não é fácil no dia-a-dia. Há que criar procedimentos e definir políticas e estratégias de acordo com os valores da empresa e com a situação do mercado. É um desafio constante.
4. Conciliar vida profissional e familiar: fácil ou difícil?
Estando a trabalhar em Luanda e a família em Lisboa, é um (grande) desafio! As novas tecnologias e as redes sociais ajudam a superar a distância, são as mesmas que usamos para trabalhar com colegas que estão espalhados pelo mundo e com os nossos clientes.
5. O que não abre mão de fazer nas férias?
Conviver com a família, ler e passear.
6. Um sítio para conhecer e um sítio para retornar:
Conhecer o Namibe e voltar ao Lobito.
7. Um hobby indispensável aos fins de semana:
Bicicleta Todo Terreno (BTT).
8. Três palavras essenciais para estimular a produtividade entre os colaboradores:
Melhoria contínua, trabalho em equipa e orientação para o cliente (interno ou externo). São mais conceitos do que palavras.
9. Qual o papel da Formação na Gestão de RH?
É uma vertente tão importante como as outras. Tenho encontrado formandos ávidos de conhecimento que valorizam bastante a formação.
10. Que conselho daria para um colaborador que queira desenvolver a sua carreira?
Profissionalismo, Paixão, Persistência. Ser profissional faz a diferença no mercado. Ter paixão pelo que se faz é importante para ter sucesso. A persistência é importante para ultrapassar os obstáculos que encontramos no caminho.
Agradecemos a participação!
Comments